Ralhetes, suor e lágrimas - .

10 junho 2010

Ralhetes, suor e lágrimas


Ontem foi um dia repleto de emoções. Os meus alunos do 9ºano apresentaram as peças de teatro à noite, numa sala de espectáculos antiga, cheia de familiares e amigos. 
Duas turmas. Cinquenta alunos. E eu no meio deles, a gerir nervos, a preparar tudo para que eles brilhassem em palco.E brilharam... muito!
Já não era a primeira vez que representavam as peças, pois estas foram  apresentadas num Festival de Teatro Juvenil, mas no fundo, e eles sabiam, era a última vez que iam estar juntos como turma, porque no próximo ano, o Ensino Secundário obriga a fazer escolhas diferentes. E as despedidas são sempre difíceis, ainda mais aos quinze anos!
Foi uma noite de choradeira, aqui a vossa amiga passou a noite a lacrimejar... Conheço a maioria desde os dez anos, os laços são fortes e eles foram muito queridos. Flores, palavras de agradecimento e abraços sentidos. Ainda estou atordoada e emocionada. Vou sentir a falta daqueles terríveis que me punham os nervos em franja, mas que me ensinaram tanta coisa...
Eu costumava dizer que as nossas peças foram feitas com ralhetes, suor e lágrimas. E ontem lágrimas não faltaram... *

*Será por isso que hoje está a chover? 
( Desculpem lá, tenho de desdramatizar a coisa, senão passo o dia de hoje de lágrima no olho a olhar para os ramos de flores que me encheram a casa e a alma:)

7 comentários:

  1. Pensa que foram lágrimas de alegria, apesar de tudo... ficaste com o melhor, que foi a amizade dessas pessoas e isso ninguém te tira!

    Beijos

    P.S.- Uma paixão em comum! O teatro!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que ainda te emocionas com os alunos, é porque gostas de facto do que fazes e eles gostam mesmo de ti enquanto professora! Marcaste-os de alguma forma :)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  3. Esses momentos são mesmo muito emotivos!
    Nunca os vivi como professora, mas como aluna penso que chorei em todas as transições e mais alguma :p!

    ResponderEliminar
  4. Sei tão bem o que isso é! Também já fiz parte de um Clube de Teatro formado pelos meus alunos e outros alunos.
    Cada ano a peça era apresentada no fim do ano lectivo num Festival de Teatro e num outro local público para familiares e amigos.
    Nesse culminar de um ao de trabalho, misturava-se nervos, ansiedade, expectativa. Normalmente o último ensaio geral corria mal. Mas o espectáculo corria bem.
    Também havia abraços, sorrisos e lágrimas à mistura. Era uma festa de empções.
    Hoje tenho saudades desses tempos.

    :)

    Nota: Parabéns pelos seus sucessos.

    ResponderEliminar
  5. E sabes que é preciso ser uma grande professora para dizer 'mas que me ensinaram tanta coisa...' e receber beijos e flores de miudos do 9º ano, que sao uns rebeldes. hi hi

    Parabens pelo que conseguiste deles. :)

    PS: sou a tua follower numero 100, ena! ena!lol

    ResponderEliminar
  6. Matilda:
    Obrigada:)
    Eh eh...vou linkat-te no meu post...
    Tem de ser!

    ResponderEliminar
  7. Como te compreendo Sofia. Já me estou a ver de amanhã a oito de lenço na mão a limpar as lágrimas.
    Vou ter mesmo muitas saudades das minhas borboletinhas! No inicio as férias nem me vão saber bem.

    Beijoca

    ResponderEliminar