novembro 2011 - .

29 novembro 2011

A caminho...

novembro 29, 2011 17
A caminho...
4262295722_261914edb5_z_large

A caminho de Cracóvia. Com o coração já cheio de saudades...

Ontem, quando me fui despedir dos meus pais, vim de lá (ainda) mais emocionada... Estão frágeis, mas ainda me apoiam. E o meu pai, com as suas pernas presas, mas a sua mente livre, ficou feliz por eu viajar. Quase como se ele fosse comigo. E, quando eu lhe disse que estava, como sempre, com medo, ele olhou para mim e perguntou-me " Medo, de quê?"

Nem ele sabe como três palavrinhas me fizeram tão bem...

28 novembro 2011

Amores nossos

novembro 28, 2011 10
Amores nossos

Há histórias de amor que parecem  ser de todos nós, histórias de amor reais, histórias de quem não tem medo de viver (e escrever) o amor, histórias  que nos põem a torcer por um final feliz. A do MEC e da Maria João é uma delas. 


«Quando sair este jornal, a Maria João e eu estaremos a caminho do IPO de Lisboa, à porta do qual compraremos o PÚBLICO de hoje. Hoje ela será internada e hoje à noite, desde o mês de Setembro do ano passado, será a primeira vez que dormiremos sem ser juntos.

O meu plano é que, quando me expulsarem do IPO, ela se lembre de ir ler o PÚBLICO... e leia esta crónica a dizer que já estou cheio de saudades dela. É a melhor maneira que tenho de estar perto dela, quando não me deixam estar. Mesmo ficando num hotel a 30 passos dela, dói-me de muito mais longe.
...
O IPO consegue ser uma segunda casa. Nenhum outro hospital consegue ser isso. Podem ser hospitais muito bons. Mas não são como uma casa. O IPO é. Há uma alegria, um humor, uma dedicação e uma solidariedade, bem-educada e generosa, que não poderiam ser mais diferentes da nossa atitude e maneira de ser - resignada, fatalista e piegas - que são o default institucional da nacionalidade portuguesa. É graxa? Para que tratem bem a Maria João? Talvez seja. Mas é merecida. Até porque toda a gente que os três IPO de Portugal tratam é tratada como se tivesse direito a todas as regalias. Há muitos elogios que, não obstante serem feitos para nos beneficiarem, não deixam de ser absolutamente justos e justificados.

Este é um deles. Eu estou aqui ao pé de ti. Como tu estás ao pé de mim. Chorar em público é como pedir que nada de mau nos aconteça. É uma sorte. É o contrário do luto. Volta para mim.»


in Jornal Público 28 de novembro de 2011

27 novembro 2011

Às vezes tenho a mania...#1

novembro 27, 2011 19
Às vezes tenho a mania...#1

Sou uma mulher normalíssima, não tenho pretensões nenhumas a ser fashionista, não percebo nada de moda, mas gosto de dar ideias a outras mulheres que, como eu, procuram estar bonitinhas sem gastar muito. E, só por isso, publico esta foto.
Foto pequenina (como a dona)  para mostrar o que costumo fazer para "refrescar" vestidos com algumas estações. Eu sei que a cor dos collants acaba por "me tirar" altura, mas dá um toque diferente a um vestido que já usei mil e uma vezes.
 E ontem, o dia esteve tão solarengo que até deu para tirar o casaquinho. Quero mais dias assim!!!

Vestido: Zara- Inverno 2009
Sapatos: Pel'arte Leiria - Inverno 2010
Collants: Tezenis - 2011

25 novembro 2011

Esta coisa de ser mulher portuguesa...Será?

novembro 25, 2011 13
Esta coisa de ser mulher portuguesa...Será?
Cool-cute-explore-plane-tattoo-favim.com-186857_large
E a sensação é sempre a mesma... Já não é a primeira vez que escrevo sobre este assunto e, como o coração anda apertado, repito mais uma vez a dose. Eis o que me atormenta: na próxima semana vou em viagem, no âmbito de um projeto Comenius, para Cracóvia, Polónia. 
Eu adoro viajar e, se me meto nestas andanças, é mesmo porque sei que tenho oportunidades de conhecer pessoas e sítios e fugir um pouco do meu mundinho organizado ( há quem lhe chame zona de conforto). Só que...há sempre um que...umas semanas antes começo a stressar. E se me acontece algo? E se os meus meninos precisam de mim e eu estou longe? E se os meus pais pioram? E se...
Estou farta destas conversas que tenho comigo mesma. E o rapaz cá de casa também já nem me pode ouvir ( mas se é para sofreres assim por que vais?). E até vocês já devem estar a pensar no mesmo...
Eu esclareço.  Sinto que devo ir. Alargo horizontes, os meus meninos ficam super bem com o pai, cinco dias passam a correr... O pior é esta culpa que me mói e o medo maior que é este: se me acontece algo ninguém cuida dos meus meninos como eu. Eu sei, tenho a mania que sou a melhor mãe que eles podem ter  (acho que é mesmo a certeza, confesso).
Eu acho que isto tudo é culpa desta coisa de ser mulher portuguesa, latina, com educação católica, eu sei lá! Mas eu vou, mesmo de coração apertado, vou. E sinto que ao mesmo tempo que viajo, os meus meninos viajam comigo e apercebem-se de algo importante para quem vive numa aldeia pequenina: não tem mal nenhum a mãe viajar sem o pai e sem eles.
Já escrevi demais, verdade? Vou-me embora deste teclado porque os dedos já me estão a fugir para a terrível pergunta " E se o avião cai?". Estaca zero, portanto.

24 novembro 2011

Vales de desconto...para mim e para ti

novembro 24, 2011 18
Vales de desconto...para mim e para ti


Nestes tempos difíceis vale ( quase) tudo. Eu costumo utilizar os vales de desconto que este sítio oferece. 

21 novembro 2011

...

novembro 21, 2011 9
...


Não importa se somos ricos, pobres ou remediados. Não interessa se somos anónimos ou figuras públicas. Ninguém quer saber de clubes ou partidos políticos quando há dor.
 Há momentos em  que surge  uma linguagem que não precisa de tradução.

E, a propósito, já são dadores?

20 novembro 2011

A felicidade pode ser tão simples...

novembro 20, 2011 9
A felicidade pode ser tão simples...
Disneyland-happy-kids_large
casa cheias de putos. abrem portas. fecham portas. escondem-se na rua. escondem-se no jardim. atrás de um muro ou de uma sebe.
eu, fico feliz de os ouvir e ver felizes e penso mais uma vez que ter optado por viver numa aldeia foi o melhor que nos podia ter acontecido.

18 novembro 2011

Let it rain...

novembro 18, 2011 3
Let it rain...
Em noite de chuva, ver as montras em modo virtual, com uma piscadela de olho a este casaco.
Image 1 of ASOS Padded Duffle Coat
Image 4 of ASOS Padded Duffle Coat

17 novembro 2011

ABC do dinheiro

novembro 17, 2011 15
ABC do dinheiro

Por vezes, por muito que nos custe, temos que enfrentar a realidade. Não vale a pena fingir que vai dar, que tudo se resolverá por si só.
Acredito que há assuntos que o tempo ajuda a resolver, que há problemas que se vão atenuando. No entanto, quando o assunto diz respeito a dinheiro, temos que tomar  mesmo decisões. E fazer contas, muitas contas.
Nesta altura difícil, em que há cortes e mais cortes, não vale a pena fingir que tudo vai melhorar e que o dinheiro vai esticar ou aparecer caindo do céu. Não vai.
Há opções a fazer. A mim custa-me falar de dinheiro com os meus filhos, mas tem de ser. Eles também têm de perceber que a família se esforça para que nada falte, que para terem aulas de inglês ou natação não dá para ir almoçar ou jantar fora, que as prendas de Natal vão ser em menor número, que é impossível eu continuar a dizer sim a certos pedidos deles.

Até agora, eles mostram compreender e não se queixam. E nem poderiam, pois infelizmente a vida para muitas outras crianças é bem difícil. E eu sei que eles sabem que, apesar de tantos nãos, são uns verdadeiros sortudos!

16 novembro 2011

Old for new, na Lanidor

novembro 16, 2011 5
Old for new, na Lanidor


Trocar roupa usada por nova vai ser mais fácil. Onde? Na Lanidor. Para saber mais, é só clicar aqui.

A matemática da vida

novembro 16, 2011 11
A matemática da vida


Uma amiga minha publicou e, descaradamente, roubei. Eu, que nunca fui boa aluna a matemática, achei piada à equação ( é uma equação, não é?). 
Ninguém é feliz sempre. Nem pensar. E ser feliz dá trabalho....tal qual como a matemática!

15 novembro 2011

Precisa-se, já!

novembro 15, 2011 16
Precisa-se, já!
Tumblr_lnhenxo9bx1qclqbso1_1280_large

Vinha até aqui falar de vestidinhos e afins. Depois, liguei a televisão e não consegui.

Crise. Crise. Crise. E o incêndio na Sicasal, a deixar na incerteza tantas famílias...

E não há uma luzinha ao fundo do túnel, um pirilampo pequenino, que queira dar um ar da sua graça?

14 novembro 2011

Love language

novembro 14, 2011 8
Love language
Sou uma romântica incurável. Acho que a culpa foi de ter lido tantas fotonovelas em criança (eram os livros que mais existiam na minha aldeia e eu  batia à porta das vizinhas para ver quem me emprestava:)!
Sou romântica, pronto! E hoje, quando uma amiga na escola me mostrou o vídeo que hoje posto, só me  apeteceu correr para um PC e partilhar. Aqui em casa os putos já viram. E o marido também vai ter de ver. E também vou mostrar aos meus alunos mais velhos. E eu vou ver de todas as vezes.
 Não me interessa se é lamechas, sei que não me importo de assistir aos quatro minutos e quarenta segundos deste filme mais do que uma vez. Gosto de filmes com mensagens, que me emocionem, que mexam.
 Porque como eu dizia no início, sou mesmo uma romântica. Assumidíssima. Sem cura possível!



E aqui neste link podem ver sem imagem cortada:).

12 novembro 2011

A cor "cowboy" é tão máscula!

novembro 12, 2011 18
A cor "cowboy" é tão máscula!
Vernizes coloridos para homem. Nova tendência. O Johnny Depp já se rendeu, mas eu não. E não me entra na cabeça imaginar-me, daqui a uns anitos, com os três moços em casa, a partilhar segredos e cores de unhas coloridas. 


6317985880_76622a6e90_z_large
Esta coleção de vernizes é para homem e podem saber mais aqui.
Cowboy

Golf Pro
Mariner

10 novembro 2011

As grandes marcas, essas esquecidas...

novembro 10, 2011 9
As grandes marcas, essas esquecidas...

1531882_trio_large
Uma coisa que me chateia é o facto das  marcas internacionais quando se envolvem em grandes eventos se esquecerem sempre que Portugal é mais do que Lisboa e Porto. Sem ressentimentos, que são cidades que eu adoro.
No entanto, o facto é que a Mango faz anualmente a sua Shopping Night com direito a 30% de desconto em Lisboa, Porto e Braga. A H&M faz parcerias com grandes criadores, mas só coloca os produtos à venda em duas ou três lojas normalmente localizadas em Lisboa e Porto. E mesmo nos sítios de desconto como a Let's Bonus esquecem-se quase sempre das outras cidades portuguesas. Como se fossemos paisagem que não conta. Como se fossemos, porque não somos. 

Ser às vezes cansa...

novembro 10, 2011 10
Ser às vezes cansa...


Tenho dias em que acredito que o nosso destino já está escrito, como se nós só andássemos por aqui a viver um guião que algo ou alguém mais poderoso escreveu.
Tenho outros dias em que tenho a certeza que é cada um de nós que escreve o seu próprio destino, com as opções que toma, com os caminhos que decide percorrer.
Tenho dias em que sou sim. Tenho dias em que sou não.
Tenho dias em que sou tons cinzento e outros em que sou arco-íris.
Tenho dias em que sei o que quero de maneira absoluta. Tenho outros em que sou um-dó-li-tá.

A vida não é feita de verdades absolutas, mas confesso que esta minha maneira de ser até a mim me cansa. Apre! 
E perguntam vocês, curiosos: Não passa com a idade?
E, sem indecisões, respondo: Não.




08 novembro 2011

:)

novembro 08, 2011
:)
1431919323_6_ooep_large

E depois de um dia cansativo há alguma coisa melhor do que receber, inesperadamente, um abraço apertado do meu  pequenino (com direito a palmadinhas nas costas)?


Não, não há.

07 novembro 2011

DIY - Faça Você Mesmo

novembro 07, 2011 17
DIY - Faça Você Mesmo
Eu sou adepta da  tendência DIY, ou em português FVM (faça você mesmo). Duas ideias que experimentei e resultaram.
epsom salt mason jar candles
Frascos. Sal. Velas. Daqui

Calças de ganga.Tesoura. Daqui

Já tenho os meus calções de ganga. Uso-os com collants opacos pretos. Para o trabalho não, mas já os usei em duas saídas à noite e adorei o resultado. Afinal, tenho que aproveitar...daqui a uns anitos já não me atreverei a usar calções assim!



06 novembro 2011

A inteligência é um poderoso afrodisíaco.

novembro 06, 2011 11
A inteligência é um poderoso afrodisíaco.
X_b9558237_large
Em frente à televisão. De volta da pouco glamourosa tarefa de passar a ferro (mas uma das tarefas domésticas de que mais gosto, juro). De boca aberta de pasmo ao ouvir um moço chamado  Carlos da Casa dos Segredos assumir não saber muito bem quem é o Presidente da República e dizer que o Sócrates é o presidente da Assembleia da República.

O pobre moço justifica-se que não gosta muito de política, mas eu só consigo pensar que era incapaz de sair com um homem assim. É que a inteligência é um poderoso afrodisíaco!

repete. repete. repete.

novembro 06, 2011 8
repete. repete. repete.
Img_8922_large
Summer_scene_4_large
põe a roupa a lavar. estende roupa. apanha a roupa. passa a roupa. põe a roupa a lavar. estende a roupa. apanha a roupa. passa a roupa. põe a roupa a lavar.

Sol radioso. E em vez de o aproveitar para passear...ficar em casa em tarefas domésticas. E mesmo adorando roupinhas há uma ideia que não me sai da cabeça " E roupa gira descartável, não?".



Inspira-te Sofia...

novembro 06, 2011 7
Inspira-te Sofia...


Pois é...inspira-te Sofia, mas espera pelos saldos!

Tudo da Mango

05 novembro 2011

Sofia, aos quarenta e um, e a brincar às apresentadoras...

novembro 05, 2011 19
Sofia, aos quarenta e um, e a brincar às apresentadoras...

A verdade é que quando era pequenina, queria ser locutora. Vá riam-se com gosto...Queria ser como a Manuela Mora Guedes... Serenella Andrande. Já me passou, juro! Mas continuo a gostar de palco, teatros e teatrices...
Ontem, fui apresentar um espetáculo. Uma festa lindíssima, o teatro da minha cidade cheio e a plateia cheia de gente amiga. Estava nervosa, muito nervosa, mas acabou por correr bem. E o que ajudou? Ter levado um vestido que não era novo, mas que me fazia sentir segura. Eu sei que parece uma futilidade, mas o vestido certo, aquele com que nos sentimos bem e que achamos que  nos favorece, faz maravilhas na nossa autoestima  e o brilho nota-se. 
Para eventos em que sei que me vou sentir nervosa, não costumo arriscar muito. Recorro a um vestido amigo e não me comprometo... 
Como o vestido é bem curtinho, optei por collants opacos pretos. Nos pés, como estava cheia de medo de me estatelar no chão com uns sapatos altíssimos, apeteceu-me arriscar nuns botins com um toque de leopard print. 
Se alguém me enviar fotos eu mostro, para já fica aqui o vestido e os botins que eu, Sofia-armada-em-apresentadora, usei. 
Quem é entendido no assunto, talvez ache que fiz asneira...mas perdoem... eu só ando a brincar às apresentadoras e não me levo (assim) tão a sério:)).

Vestido Mango (  fevereiro 2010)

Botins de Salto Alto Volta Leopardo
Botins Blanco (novembro 2011)

03 novembro 2011

Quem anda à chuva...

novembro 03, 2011 20
Quem anda à chuva...
Apetece-me comprar umas galochas. E, se não fosse esta maldita contenção de custos que me faz sentir mal cada vez que abro os cordões à bolsa, até comprava. Não porque goste especialmente, mas por puro capricho!
É que sempre que experimento umas, sinto-me com dez anos....outra vez!

Hunter 
Hunter 

02 novembro 2011

Post arrepiante...não digam que não avisei

novembro 02, 2011 27
Post arrepiante...não digam que não avisei
Tumblr_ln1dfofmjx1qd07rwo1_500_large


Se a minha avó ainda vivesse diria que a culpa era do fim do mundo. Eu não sei se alguém é culpado, só sei que me arrepia. E muito. 
Hoje, ao almoço,em conversa com amigas, soube da novidade. Quer dizer, novidade só para mim. A verdade é que nunca tinha ouvido falar na moda das línguas divididas. Fiquei pasma, de boca aberta e olhos arregalados.

 E foi então que eu, que tenho a mania de saber sempre das novidades, soube exatamente o que sentiu a minha   avó quando viu um piercing no nariz!

01 novembro 2011

Ó tia, dá bolinho?

novembro 01, 2011 8
Ó tia, dá bolinho?
Tumblr_ltqu1rioqo1qf0gx2o1_500_large6258136951_85fbeafc03_z_largeTumblr_lt4jtjb3fa1qdwspho1_500_large


Por aqui pede-se o " bolinho". Já se começam a ouvir os gritos felizes " Ó tia, dá bolinho?"
Os meus putos também já andam pela aldeia. Cada ano que passa, a logística que preparam é mais impressionante: saquinho para pastilhas, saca para gomas, saca para chupa-chupas, saca para merendeiras, saca para chocolates...e mochilas às costas (com outras sacos dentro) para irem despejando à medida que as saquinhas de pano ficarem pesadas. Só isto cansa, certo?
Primeiro ainda franzi o nariz, mas depois deixei-os ir. Ensacados!