dezembro 2012 - .

30 dezembro 2012

Balançar 2012

dezembro 30, 2012 4
Balançar 2012
Obriguei-me a escrever este post. Não me apetecia, mas eu quero que fiquem aqui registadas algumas das minhas melhores recordações deste ano que não foi fácil. Então, para que conste, em 2012...
... recebemos a Izzie, cadela linda e louca que tem alegrado (e muito) os dias cá em casa;
... vi os meus filhos ficarem cada vez mais cúmplices e amigos (às vezes também sai estalo e pontapé, mas muito, muito menos);


...  passei umas férias de verão pequeninas, mas bem aproveitadas;
...  fiz um filme com os meus colegas de escola e continuo a rir-me com algumas das cenas;
... inscrevi-me no ginásio e não tenho faltado;
... preparei uma festa de aniversário surpresa;
... mantive os meus amigos e ainda fiz uns novos...

E para já são estes os momentos que me ocorrem. Não foi um ano fácil, mas quem disse que a vida é sempre cor de rosa?





A piscar o olho a estes senhores...

dezembro 30, 2012 4
A piscar o olho a estes senhores...




Para amanhã à noite estes eram os sapatinhos perfeitos. São da Uterque, estão à distância de um clique...ou melhor estavam, pois já não chegam a tempo.
Mas continuam a ser tão lindos!!!






29 dezembro 2012

GPS mental?

dezembro 29, 2012 6
GPS mental?
407890_539812999363429_100451197_n_large
O ano a acabar e a cabeça à volta com decisões que têm de ser tomadas. Definir rumos.Escolher caminhos. Saber que aos quarenta e dois é agora ou nunca. Pesar prós e contras. Tentar contrariar os medos e as dúvidas.
Quem disse que é fácil ser crescido?

28 dezembro 2012

Leite de burra no século XXI

dezembro 28, 2012 7
Leite de burra no século XXI
Diz o mito que Cleópatra se banhava em leite de burra e agora sou eu que vou experimentar este sabonete que a minha prima me ofereceu. A ver se me esqueço de que tem mesmo leite de burra. É que me faz um bocadinho de impressão... Já alguém por aí experimentou?


Leite de burra no século XXI

dezembro 28, 2012 7
Leite de burra no século XXI
Diz o mito que Cleópatra se banhava em leite de burra e agora sou eu que vou experimentar este sabonete que a minha prima me ofereceu. A ver se me esqueço de que tem mesmo leite de burra. É que me faz um bocadinho de impressão... Já alguém por aí experimentou?


26 dezembro 2012

Uma Maria que não vai com as outras.

dezembro 26, 2012 5
Uma Maria que não vai com as outras.



Não conheço os donos e nem sequer um copo de vinho me pagaram para eu vir para aqui deitar sentenças. Mas deste espaço tenho que falar, porque o que é bem é para partilhar. No domingo à noite, fomos conhecer a Maria Xica. Com nome de mulher esforçada e trabalhadora (não sei porquê, mas é como imagino a Maria Xica), é um espaço cheio de cantos e recantos, bom gosto, passado e futuro e onde me senti muito bem (e olhem que não é assim tão fácil para mim ficar à vontade em espaços que não frequento habitualmente).
Claro está que a companhia ajudou muito, mas eu recomendo mesmo uma visita (e para quem é de Viseu, mais do que uma). Fica na zona histórica ,rua Chão do Mestre, e passa a ser (mais) uma das muitas razões porque gosto tanto de Viseu.



24 dezembro 2012

Para quem por aqui passa...

dezembro 24, 2012 6
Para quem por aqui passa...
Um abraço enorme, bem apertado, com votos sinceros de um Natal quentinho, cheio de paz e saúde.

Acreditem que o vosso presente de Natal recebo-o cada visita, a cada comentário, e os meus dias são verdadeiramente mais felizes porque tenho este espaço onde me sinto protegida e acarinhada.
28374_117740898249433_100000405716934_175892_6334324_n_large
Este ano viemos passar a consoada a Viseu  que é uma cidade linda para festejar o Natal e onde há família e amigos que adoramos. Amanhã de manhã, toca a andar para Leiria. Há mais gente à nossa espera para abraçar!

22 dezembro 2012

Uma árvore muito especial

dezembro 22, 2012 8
Uma árvore muito especial
Para animar este Natal houve umas bloggers cheias de iniciativa e de garra que organizaram a Árvore de Natal da Blogosfera. Eu participei e já recebi o meu presente patrocinado pela Mimi. O colar ainda não tive oportunidade de usar, mas os brincos já. Para quem como eu, só a muito custo tira as pequenas pérolas das orelhas, foi uma vitória. E sabem uma coisa? Adorei! 

Conjunto colar e brincos
A Mania da Mimi
Facebook
e-mail


Acho que devia ter perguntado qual era o perfil certo? Parece que tenho o nariz de uma bruxinha (eu sempre disse que tenho uma bruxa dentro de mim, verdade?) Paciência, não dava. Só estava mesmo eu. Mas o que interessa é que adorei os brincos e vou estar muito atenta ao trabalho da Mimi.


21 dezembro 2012

Viver o Natal em 2012

dezembro 21, 2012 4
Viver o Natal em 2012


Lembram-se de eu ter falado no presépio que o Miguel precisava de levar para a escola? O nosso foi este, inspirado neste, que as ideias por aqui não abundam... E, como podem ver, devidamente atualizado com o que diz o Papa- não há burro nem vaca (o que até deu jeito porque não são fáceis de fazer:).

Pois, mas se têm reparado, aqui a moça não tem andado com muito mood para o Natal que se avizinha. Não é para me estar aqui a armar em Madre Teresa, mas a verdade é que quando à minha volta há tantos acontecimentos que me apertam o coração, eu não consigo pensar em presentes, não consigo sentir a alegria no ar e nem me apetece ouvir música de Natal. Ando triste, confesso.
Ver à nossa volta familiares próximos a ficarem sem emprego ou sem receberem há meses, saber que há tantas crianças que continuam a ir almoçar à minha escola e a levar comida para o jantar porque é a única maneira de terem algo para comer (e ainda bem que há esta solução), ver tantos adultos sem esperança no olhar, ter receio pelos meus colegas e pelo 2013 que aí vem. É difícil ficar imune. 

Ontem, numa reunião de Conselho Geral, eu não conseguia parar de chorar e não acho que seja depressão. Acho mais é porque me sinto impotente, não sei o que fazer mais para ajudar e não consigo ser verdadeiramente feliz quando tão perto há pessoas a sofrerem tanto... 
Por isso, o Natal este ano por aqui vai ser muito sóbrio, com pouquíssimos presentes  (mas com muitos abraços sentidos), sem exageros na comida e a pensar (muito) mais nos outros.
Não é que eu seja melhor do que ninguém (tenho carradas de defeitos e muitas vezes sou egoísta), mas agora, neste dezembro de 2012, esta época de festas que aí vem vai ser vivida assim...



19 dezembro 2012

A brincar às apresentadoras...

dezembro 19, 2012 5
A brincar às apresentadoras...
Aos sete, oito, nove e dez anos a profissão que eu queria ser era apenas uma: apresentadora. A coisa passou, mas a atração pelos microfones e pelo palco não. Podia dar-me para pior, pronto.

Por isso, hoje, lá vou eu outra vez brincar às apresentadoras. E sei que me vou divertir muito (ajuda bastante o facto de estar rodeada de amigos)!


A foto foi tirada no dia sete deste mês.  Foi numa sexta, ao final do dia, eu estava exausta, o cabelo ao natural, quase sem maquilhagem e com uma enxaqueca daquelas....Apesar disso tudo, dá para reparar no meu ar feliz?  

18 dezembro 2012

Eu e o ginásio

dezembro 18, 2012 4
Eu e o ginásio
Ando num ginásio aqui na zona onde moro e, desde setembro, ainda não desisti. Melhor, cada vez gosto mais. O ginásio tem o conceito de ginásio feminino e, para além das aulas de diversas modalidades, tem  um circuito ( Easy Line) de que gosto bastante.
Se já emagreci bastante? Não. Se já tenho o corpo com que sonho? Longe disso. No entanto, sinto o corpo bem mais tonificado, consigo fazer exercícios que no início não conseguia e a minha saúde mental tem agradecido.
E confesso, se não perdi ainda o peso que queria, é porque por vezes a minha ansiedade leva a melhor e ataco o que me aparece à frente. O facto de ter andado a tomar medicação para algumas das minhas maleitas também não ajudou, mas agora que já deixei, vou tentar controlar o que como.
A verdade é que, aos quarenta e dois, o peso já não desce como antes. Contudo, não sou mulher de desistir. E com a ajuda de duas miúdas lindas como a Joana e a Mónica, eu acho que vou conseguir que 2013 seja o ano em que vou recuperar a minha forma física. 
Vou com calma, mas vou.

16 dezembro 2012

Do fim de semana

dezembro 16, 2012 3
Do fim de semana
8039_462864857064961_1361109516_n_large
Ter dois filhos escutas dá nisto...de vez em quando um fim de semana só para nós. Custa-me vê-los partir de mochila às costas, com frio e chuva, e sem poder controlar os passos deles, mas sei que lhe faz bem e que eles se divertem. Ao Miguel, sinto que lhe custa  um bocadinho ir, diz ele que lhe custa a noite pois é quando tem mais saudades, mas quando lhe perguntamos se quer ir, e para já, a resposta tem sido afirmativa.

Mas eu comecei a escrever sobre o fim de semana só para nós. Este viemos matar saudades de Coimbra. Mesmo a calhar...no dia em que fazemos vinte e dois anos em que começamos a namorar ( ops...e rimei!).

12 dezembro 2012

Não se faz...

dezembro 12, 2012 6
Não se faz...

A Massimo Dutti anda a assediar-me com mensagens tentadoras. E o que é que eu faço? Fujo da tentação, mas custa-me um bocadinho...

11 dezembro 2012

Gosto tanto...

dezembro 11, 2012 1
Gosto tanto...

A cada dia que passa, gosto mais de abraçar e ser abraçada.

10 dezembro 2012

Eu e o meu complexo de Calimero

dezembro 10, 2012 9
Eu e o meu complexo de Calimero
252504_1381985245835_1718090091_690286_2839729_n_large
Eu assumo: às vezes sofro do complexo de Calimero. Nada tem a ver com o meus aspeto físico nem  pelo receio de não gostarem de mim. Tem a ver com  o facto de eu morar numa aldeia pequenina, onde sempre morei (com exeção do tempo em que estudei fora) desde os quatro anos de idade.
A verdade é que eu sempre achei que quem morava na aldeia era descriminado e olhado de lado. Se calhar tem a ver com o ter ido estudar para Leiria  quando tinha apenas dez anos e de nós, os das aldeias, termos  sido sempre olhados de lado por colegas  (e  infelizmente por alguns professores da época). Éramos poucos, vestíamos roupa feita pela costureira, não sabíamos o que eram sapatilhas de marca, demorávamos horas nos autocarros e não nos era permitido sentar em determinados sítios onde se sentavam os da cidade.
As idas às lojas também não eram fáceis, fui muitas vezes mal atendida em algumas das lojas mais in da cidade, lojas essas onde, ainda hoje, não ouso entrar.

Mas este meu complexo de Calimero nunca me deu para ter vergonha das minhas raízes. Pelo contrário. Tenho orgulho nas minhas gentes, identifico-me com o seu carácter lutador e visto a camisola. Mal me formei, concorri para a escola da minha terra (e na qual tenho um orgulho enorme), onde felizmente estou. Pois bem, hoje, dia Internacional dos Direitos Humanos, a minha escola recebeu a visita do Nobel da Paz, D. Ximenes Belo.  Motivo de interesse para os jornais de Leiria? Nem por isso...Os órgãos de comunicação semanais nem responderam à informação da visita. 

E é por isso que, hoje, o complexo de Calimero se apossou de mim outra vez. Eu sei que as pessoas das aldeias não são nenhumas coitadinhas, mas por vezes, parece que só quem é da cidade tem direito a uma voz e visibilidade diferentes. Será?

09 dezembro 2012

E pronto. A custo já começa a parecer que vem aí (mesmo) o Natal!

dezembro 09, 2012 4
E pronto. A custo já começa a parecer que vem aí (mesmo) o Natal!
Foi hoje. Só hoje consegui ir buscar as decorações de Natal. Os rapazes achavam que até já tinha passado a data oficial e queriam enfeitar a casa. E tinham (têm) razão. Lá começamos com as decorações e os meus planos iniciais foram completamente rejeitados. Na verdade, eu apetecia-me uma árvore com decorações em tons de branco, simples e apenas com mensagens de Natal que nós cá em casa iríamos escrever. 
Ideias de mãe completamente rejeitadas. Pois que uma árvore tem de ter luzes coloridas, e bolas douradas, e mensagens dá muito trabalho, e tem de ter uma bola vermelha cor de sangue ( e cheira-me que o Benfica aqui está metido ao barulho). Eis então um pormenor.


Mas a empreitada das decorações de Natal nada está nada fácil. Eu ando apardalada no meio dos enfeites (à procura do Natal, Sofia?) e eles apoderaram-se deles e estão maravilhados com o resultado.

Eu é que não sei o que diga...ou faça. A primeira reação foi dizer que nem pensassem, mas depois lembrei-me do Diário de uma Nanny e do que o Grayer sofreu por a mãe só autorizar decorações xpto que combinassem com a cor da sala...

Para já fica assim, mas depois de almoço, já com as energias repostas, vou ter de ter uma conversas com eles. Algo que inclua expressões como "gosto duvidoso" e " as fitas fazem mal à saúde das pobres plantas". Acho que vai ter mesmo de ser:).





07 dezembro 2012

A propósito do post anterior...

dezembro 07, 2012 7
A propósito do post anterior...
154243_298827836885819_2026625071_n_large
Os e-mails que recebi e os vossos comentários fizeram por mim mais do que três caixas de Prozac. Já os reli vezes sem conta. É por estas e por outras que eu adoro a blogosfera.


Obrigada por estarem aí. Na verdade, sempre que escrevo, consigo sentir-vos desse lado e sei que não estou sozinha. Vocês são mesmo especiais e é como me fazem sentir!


06 dezembro 2012

Eu e o meu pai e a vida como ela é...

dezembro 06, 2012 24
Eu e o meu pai e a vida como ela é...


A minha relação com o meu pai sempre foi boa, mas demasiado cerimoniosa. Há uns tempos, desde que a fragilidade dele foi aumentando, que nos temos aproximado mais, mas sempre foi difícil para ambos mostrarmos os nossos sentimentos em relação um ao outro. No primeiro AVC que ele sofreu com sessenta e oito anos, ele implorou aos médicos e bombeiros que me me deixassem acompanhá-lo. Começava aí outra etapa da nossa relação.
Até aí ele sempre tinha tomado conta de mim, tentando proteger-me de tudo e todos( tarefa nem sempre bem conseguida, graças a Deus) e  sempre me ajudou em tudo. A partir daquele dia, fui eu que comecei a protege-lo, a dar-lhe forças, a contrariá-lo quando ele diz que é melhor morrer. E foi também a partir desse dia que eu comecei a forçar-me a beija-lo mais vezes, porque, inacreditavelmente, eu sempre tive vergonha de beijar espontaneamente o meu pai.
Hoje, foi mais uma etapa, dolorosa, mas cheia de magia. A minha mãe, que é quem mais cuida do meu pai, não conseguia ela mover-se e a minha irmã (que é uma ajuda preciosa na minha/nossa vida) também estava ausente. Quer isto dizer que tive eu de fazer sozinha a higiene ao meu pai  (poupo-vos os pormenores), vesti-lo e sentá-lo corretamente no cadeirão onde habitualmente repousa. Isto sempre sob o olhar e os palpites de Sra Dona Matilde, minha mãe, que ia dizendo “ Não é assim, Sofia”, “ Faz antes assim, Sofia”, “ Calça-o primeiro”, “Limpa-o antes assim”, etc e tal. Eu respirei fundo e tive a coragem de dizer baixinho “ Ó mãe, cala-te só um bocadinho”.
No final, a tarefa foi superada  e o Sr.Manuel, meu pai, ficou bem instalado no seu repouso de sempre. Nessa altura, eu ajoelhei-me e disse-lhe, quase como digo aos meus filhos, “ Ó Pai, portaste-te tão bem!”. E foi então que  eu e o meu pai nos abraçamos com força, espontaneamente, pela primeira vez.  Beijamo-nos na face, olhamo-nos com os nossos olhos marejados de lágrimas e soubemos que tínhamos acabado de viver um momento que nos marcaria para sempre.  
E foi também hoje, aos quarenta e dois anos e meio, que eu, Sofia, a antiga menina do papá, perdi a vergonha de o beijar.

Run, baby, run

dezembro 06, 2012 0
Run, baby, run
Fashion-quotes-19937917_large
Hoje estamos assim. A correr para aqui, para acoli e a meta cada vez mais longe...
O que vale é a vida me tem proporcionado bons treinos!

05 dezembro 2012

E a vida corre sempre bem, Sofia?

dezembro 05, 2012 7
E a vida corre sempre bem, Sofia?
Tumblr_mdy7gjtnkc1r0k86no1_500_large
Não.  As coisas más é que  tento que não transpareçam muito aqui para o blogue. E eu sou otimista por natureza e, por vezes, quando mais falamos em negatividade mais parece que a atraímos. 
Na verdade a minha vida não é pintada a rosa. É uma vida parecida com a maioria das mulheres da minha idade. Uma vida dividida entre tantos papéis que tento cumprir na perfeição, mas nunca consigo completamente. Quem consegue, afinal?

E, para ser completamente sincera, esta fase que vivo hoje não é nada fácil. Filhos crescidos, o tempo a escorregar-nos dos dedos, a crise a roubar-nos os sonhos, a vontade de partir (mas, para já,  a coragem a faltar) os meus pais a perderem a autonomia... Quase, como se só me restasse viver e esperar pelo que aí vem. Mas não pensem que me deixo ir abaixo. Nada disso, tenho ido à luta. Tento cuidar de mim, refugio-me nas amizades e gargalhadas, nos abraços dos meus filhos e do meu pai (só agora dou abraços ao meu pai, acreditam?), no aconchego dom meu rapaz, no carinho que as minhas gatas e a minha Izzie me dão e em tantas pequenas coisas...

Se resulta? Sempre, sempre não. Não há  receitas infalíveis. Mas ajuda.

03 dezembro 2012

E vinte e dois anos de relação não cansa?

dezembro 03, 2012 12
E vinte e dois anos de relação não cansa?
Foto: Feel free to share or tag
More @ www.allfamousquotes.net
♥
Pois. A pergunta que faltava.  Às vezes cansa, pois cansa. No meu (nosso) caso foram  oito anos de namoro  (com uma interrupção de três meses pelo meio) e já catorze de casamento. Dia 15 de dezembro faz precisamente vinte e dois anos em que a nossa relação se iniciou. Feitas bem as contas, e mesmo eu sendo má a matemática, sei ver claramente que vivo há mais tempo com o Luís do que sem ele. E para já as coisas têm corrido bem. 
Se somos o casal perfeito? Nem por isso. Se temos feitios parecidos? Também não, aliás temos maneiras de ser bastante diferentes. Mas gostamos muito de estar juntos, nunca nos falta tema de conversa, podemos estar cada um no seu canto com o seu livrinho e basta um olhar para nos sentirmos acompanhados, nunca deixámos pais ou mães meterem-se na nossa relação e temos tentado ultrapassar as crises com bom senso.

Ah...e sei que fervilha nas vossas mentes uma pergunta...e como é com a questão de cama e etc e tal? Não estão já fartos um do outro? Pois posso aqui garantir que, ao contrário do que se pensa, há uma maneira de dar a volta à situação. Ser criativo, ter mente aberta, não ser egoísta, não se desleixar com o nosso aspeto físico e deixar-se ir e não dizer logo que não apetece.
Para já, tem resultado. se vamos ficar juntos para sempre, não sei. Eu queria. Aliás, eu quero. E não é pela casa, pelos filhos, pelo empréstimo que partilhamos, por hábito.É porque, entre outras coisas, eu sei que nunca mais ninguém me vai fazer feliz como ele me faz.

Como conquistar uma mulher-parte 2

dezembro 03, 2012 2
Como conquistar uma mulher-parte 2
Tumblr_me9nighjh71rluyc0o1_500_large
Como isto de conquistar uma mulher tem muito que se lhe diga, vamos lá então a acrescentar mais umas dicas para os rapazes. Depois de a relação já ter uns tempos, é sempre bom recordar o seguinte:
- Proporcionem-nos uma escapadela romântica de vez em quando (não tem de ser um sítio caríssimo);
- Não se esqueçam de tirar as meias quando se despem (já me esquecia desta, mas a Kristina lembrou-me), e, meninos, o frio não pode ser desculpa;
- Façam-nos rir (obrigada Ana);
- Não nos chamem nomes como " filha", " fofinha", "mãe" ( ok, se calhar há quem goste, mas perguntem em caso de dúvida);
- Surpreendam-nos nos presentes ( sempre flores e perfumes cansa...e nós não somos tão púdicas como podemos aparentar:).

E para já é tudo (sim eu sei, somos exigentes). Peço desculpa a quem por aqui passa e não está habituado a este tipo de posts, mas é que eu já tenho quarenta e dois anos ( e vinte e dois de relação)... Eu já sou uma miúda crescida, ora essa!




01 dezembro 2012

Acho que ando a precisar de alguma ação...

dezembro 01, 2012 1
Acho que ando a precisar de alguma ação...