Eu e a minha irmã... - .

23 maio 2013

Eu e a minha irmã...

Versão aldeia/verão

Versão cidade/inverno

Se há razão para eu nunca querer ter apenas um só filho, essa razão é a minha irmã.
 Eu não me imagino sem ela e, principalmente agora que os meus pais estão mais frágeis, penso muitas vezes em como seria se eu não tivesse uma irmã para partilhar comigo os momentos difíceis...
A minha irmã, a quem eu, aos quase quarenta e três anos, ainda chamo Mana, tem oito anos a mais do que eu, o que significa que teve de crescer bem depressa para ajudar a cuidar de mim.  E cuidou, sempre.

Eis alguns momentos que não esqueço:
- Era quase sempre a minha irmã que me penteava;
- Foi a minha irmã que foi comigo ao almoço da Primeira Comunhão;
- Foi a minha irmã que me explicou tudo acerca da primeira menstruação;
- Foi ela que me depilou pela primeira vez as pernas com cera;
- Foi ela que me ajudou a escolher o vestido de casamento;
- Foi ela que deu o primeiro banho ao Gonçalo quando ele chegou a casa ( eu tinha medo de não saber dar-lhe banho...)

Atenção que não somos irmãs de andar sempre aos beijinhos e abraços e sempre em casa uma da outra. Nada disso,  há até uma certa reserva em mostrarmos os nossos sentimentos e o que sentimos, fruto da nossa educação, talvez...
Mas nós sabemos.

7 comentários:

  1. Eu adoro essas fotografias de túnel do tempo, e vc nao mudou nada amiga! Parabéns por essa relação tão bela com a mana!
    bjs bjs....

    http://dopedidoaoaltar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho duas irmãs e dois irmãos mais velhos... tal como tu é me impossível conceber a vida sem eles. E por isso eu que não me vejo a ser mãe tão cedo sei que se o for será de mais de um para ele não ficar sozinho.

    ResponderEliminar
  3. A "mana" Isabel é uma pessoa muito linda, por dentro e por fora, um ser Humano de uma generosidade extrema e com um coração enorme. Foi a maior amiga de toda a minha infância e apesar de por vezes parecermos um pouco mais distante, vejo-a e sinto-a mais como uma irmã e amiga do que como prima.
    Esta mulher merece todas as homenagens.

    ResponderEliminar
  4. A "mana" Isabel é uma pessoa muito linda, por dentro e por fora, um ser Humano de uma generosidade extrema e com um coração enorme. Foi a maior amiga de toda a minha infância e apesar de por vezes parecermos um pouco mais distante, vejo-a e sinto-a mais como uma irmã e amiga do que como prima.
    Esta mulher merece todas as homenagens.

    ResponderEliminar
  5. A "mana" Isabbel é uma pessoa muito linda, por dentro e por fora, um ser Humano de uma generosidade extrema e com um coração enorme. Foi a maior amiga de toda a minha infância e apesar de por vezes parecermos um pouco mais distante, vejo-a e sinto-a mais como uma irmã e amiga do que como prima.
    Esta mulher merece todas as homenagens.

    ResponderEliminar
  6. Que fotos lindas querida.

    Beijão enorme para ti e para a tua mana

    ResponderEliminar