junho 2013 - .

30 junho 2013

Uma família com esperança #1

junho 30, 2013 9
Uma família com esperança #1
Como é que se diz adeus a alguém que se ama muito?

 Com muitas lágrimas, beijos e abraços apertados. Se eu dissesse que foi fácil a despedida, mentiria. Foi duro. Está a ser duro. Contudo, o apoio que sentimos de tantos amigos  e também daqui da blogosfera,  aliviou-nos um bocadinho a dor.
 Nunca encontrarei as palavras certas para agradecer e, para já só me ocorre dizer que, embora o Luís tenha partido  de certa forma zangado com este país de que tanto gosta, de uma coisa tenho/ temos a certeza:  sabemos que este é o país onde estão os melhores amigos do mundo!

28 junho 2013

Uma família com esperança-dia 0

junho 28, 2013 25
Uma família com esperança-dia 0
Tumblr - seeds of life | good bye:(
Parece que a dor se espalhou no meu corpo e levei montes de pancada. Olho para o meu amor de sempre e consigo senti-lo a sofrer pela dor da separação, por me deixar a mim, mas principalmente por deixar os nossos meninos.
Alternamos abraços, lágrimas, olhares que só nós sabemos o significado e vamos repetindo o nome do mês de setembro sem parar... Está a ser difícil, não vale a pena escrever que somos fortes e conseguimos ultrapassar tudo com um sorriso no rosto. Hoje, este nó na garganta está a doer como tudo.

Entre jogos de bola, conversas com os nossos meninos, abraços e mais abraços, vamos fazendo a mala dele. Os dois. A dar força um ao outro quando o outro se vai mais abaixo... 

Às vezes apetece-me dizer-lhe para não ir, que tudo se vai arranjar, que podemos viver nós também com muito menos... Mas passa-me. Não acredito que ele aguentasse muito tempo a viver do subsídio de desemprego... E ele precisa de um novo projeto profissional, ele quer tentar novos caminhos e eu sei que tenho que estar com ele.

e eu estou com ele. e nós temos alicerces fortes. e nós vamos conseguir.

Costumamos dizer que mais vale uma família separada do que uma família sem esperança. Se é mesmo verdade a frase, não o sabemos. Mas vamos saber e partilhar convosco. Porque estão comigo/ connosco desde o início e porque, mesmo sem o saberem, têm-me/ nos ajudado nesta caminhada  difícil.

Obrigada pela força aí desse lado. Nós hoje, sinceramente, estamos mesmo a precisar.

crónica#4

junho 28, 2013 3
crónica#4
P
Daqui

Receitas simples para fazer uma mulher feliz #1

junho 28, 2013 3
Receitas simples para fazer uma mulher feliz #1

Já gostei muito do Herman José. Já gostei pouco. O homem já me irritou solenemente. Já quase o detestei. Hoje, na XIV Gala do Região de Leiria, o Herman fez-me rir muito outra vez. E, já se sabe que nós as mulheres gostam de homens que as façam rir.
E vou dormir melhor, parvoíce eu sei, mas sinto que fiz as pazes com um bocadinho do meu passado.

Ah! Mas melhor ainda foi poder rir das piadas dele a dois. Casal que ri a dobrar nem a distância faz separar!!!


27 junho 2013

Sr. Anónimo, com todo o respeito...

junho 27, 2013 13
Sr. Anónimo, com todo o respeito...
Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Água salgada-parte II": 

Este dia é de trabalho? de férias? de greve? É que nem a semana de 35h costuma dar para manhãs na praia. Enfim!!! Os professores, coitados, fartam-se de trabalhar, não é? 



Pois...a verdade é que eu já estava à espera de um comentário do género. E é verdade,a grande maioria dos professores farta-se de trabalhar. Eu incluo-me nessa maioria.

Ontem, a manhã foi passada na praia porque nos levantámos cedinho e as reuniões foram da parte da tarde. Preferi passar a manhã na praia com os meus meninos e fazer os relatórios que me competem fazer até às 2 da manhã. São escolhas.

Mas o Sr. Anónimo não deixa de ter razão. Eu tenho muita sorte por ter emprego neste Portugal à beira-mágoa plantado. E quem me dera que assim não fosse...

Água salgada-parte II

junho 27, 2013 2
Água salgada-parte II
Definitivamente a praia faz-me falta. Sabendo disso, aproveitei ( aproveitámos) bem o dia de ontem: praia de manhã, almoço-piquenique no pinhal, trabalho à tarde com continuação pela noite dentro (esta parte dispensava).
Gosto de dias assim...GRANDES!

óculos- Firmoo




25 junho 2013

Água salgada

junho 25, 2013 2
Água salgada
salt water
Pronto, hoje só me faltou a água salgada do mar...

23 junho 2013

Assim faço eu...

junho 23, 2013 4
Assim faço eu...
Há lojas que são para miúdas mais novas do que eu, mas que eu gosto de espreitar. Mas primeiro, faço-o online. Esquisitices dos quarenta, certamente.



20 junho 2013

Ui, já começaram...

junho 20, 2013 4
Ui, já começaram...





... as promoções. As imagens são da Massimo Dutti e são tão tentadoras. 

19 junho 2013

Envelhecer: o segredo.

junho 19, 2013 6
Envelhecer: o segredo.

Devo ter estado mais de trinta minutos a olhar para esta fotografia, antes de decidir se a postava aqui ou não. Decidi. Quero-a aqui.

Iniciei o meu blogue porque tinha muito receio de envelhecer e tenho notado que, para já, não custa nada. Na verdade, nestes últimos três anos e meios, mais do que envelhecer, o que me tem realmente preocupado e me causa um aperto no peito é ver envelhecer os que mais amo.

Estes quatro são o meu pai (na cadeira) e os meus tios; a foto foi tirada neste domingo na Base Aérea de Monte Real onde se juntou uma grande parte da família (já repararam nas crianças -três rapazes e uma menina- a brincar?). 
Não consigo deixar de olhar para estes quatro rostos sem me emocionar: rostos que sempre conheci, que sempre estiveram ao meu lado, que me apoiam incondicionalmente e que estão a envelhecer tão depressa... Contudo, e apesar de tanto, sinto-os felizes, presentes, unidos, e o meu coração fica mais leve.  Conheço a história de vida  por detrás de cada sorriso, sei os momentos difíceis que viveram e que vivem, mas vejo-os serenos (embora com dias difíceis) a envelhecer. Penso que sei o segredo: eles sabem que não estão sozinhos.



17 junho 2013

Eu e a greve, a greve e eu.

junho 17, 2013 14
Eu e a greve, a greve e eu.


Factos:

 - Eu fiz greve, mas passei a manhã na escola a dar apoio de português aos meus alunos do sexto ano;

- Não fiz greve de ânimo leve;

- Muitas vezes cansa-me o discurso dos sindicalistas que me representam;

- Sou professora há vinte anos, estou no 3º escalão e ganho pouco mais de mil euros;

- Tenho emprego e neste país só por isso já deveria estar feliz;

- Não são os testes que me cansam, mas todo o trabalho burocrático que ser professor hoje envolve;

- Nunca pensei mudar de profissão e hoje em dia penso nisso muitas vezes;

- O melhor da minha profissão é o que aprendo com os alunos;

- Educa-se pelo exemplo e houve aula de educação cívica cá em casa;

- Faz-me (alguma) falta o dinheiro que não vou receber pelo dia de hoje.

E sim, hoje fiz greve, e farei greve às avaliações. Porque há momentos na nossa vida em que não podemos virar a cara à luta, porque não basta apenas dizer que temos de lutar pelos nossos direitos, porque me entristece o que estão a fazer à escola pública, porque o Ministério da Educação não ouve alunos, pais, professores, e porque, acima de tudo, estou de consciência tranquila a lutar por mim e por tanto.




E é isto.

junho 17, 2013 6
E é isto.
De fugida... o pouco tempo livre que sobra tem sido aproveitado para namorar muito e aproveitar os momentos a quatro o mais possível. O coração anda apertado, mas recuso-me a deixar de sorrir e a ficar rabugenta. Quem me rodeia não tem culpa das voltas que a vida dá, e eu acredito que há mudanças que são boas, mesmo que doam um bocadinho.

E mesmo que, como diz a minha amiga Helena, os meus olhos andem mais tristes, o sorriso vai-se mantendo. Pelos meus filhos, por ele que parte, por nós, por mim.

10 junho 2013

Uma manhã no Museu

junho 10, 2013 2
Uma manhã no Museu
Aproveitamos a ida a Viseu para conhecer o Museu do Quartzo. Gostámos bastante e, nos tempos que correm, o facto de a entrada ser grátis foi uma ótima surpresa.

"O Museu foi concebido com dois pisos, disponibiliza uma área total de 1240 metros quadrados. O edifício, conta com um piso inferior, onde se
destaca a exposição permanente dedicada ao quartzo, com uma forte componente interativa onde o mineral é explorado em toda a sua importância mineralógica, geológica e económica. O primeiro piso disponibiliza também um auditório, uma sala de estudo e uma biblioteca.
O piso superior do edifício conta com uma área para exposições temporárias, uma área adaptada para experimentação pedagógica e um espaço para os mais pequenos - Rochas, Rochinhas, Minerais e Miúdos."
Daqui




Momentos especiais

junho 10, 2013 1
Momentos especiais

Nos nossos momentos mais difíceis é muito fácil ver quem são os nossos amigos. A frase é antiga, mas muito verdadeira. E, nesse aspeto, acho que eu e o Luís temos muita sorte.

Este fim de semana, mais uma vez comprovámos o dito.

Uma das coisas que eu sempre admirei profundamente no  Luís foi o facto de, com mais ou menos momentos de distanciamento, ele ter conseguido preservar os amigos de infância. A sério, fico sempre embevecida, a olhar para aqueles homens que quando se encontram  ficam homens-meninos e não têm qualquer problema em falar do que sentem, das suas vidas, do passado e do futuro, sem medo de mostrar emoções. Homens bem resolvidos, é o que é.

Começamos então a ronda dos momentos " adeuzinho-até- outubro". O Pedro, amigo de sempre do Luís, preparou -lhe um jantar fabuloso que deixou o meu amor feliz e grato pelos amigos que tem. Foi uma noite encantada e aposto que o Luís nunca vai esquecer as conversas, os abraços e os mimos que recebeu ( e a feijoada de marisco também estava inesquecivelmente deliciosa).

E eu adoro poder partilhar destes momentos com o meu amor, sempre de coração apertado e sorriso no rosto, sabendo que vêm aí dias difíceis, mas que serão mais fáceis de ultrapassar tendo nós tantos momentos especiais para recordar.

Aspeto da mesa preparada com carinho por alguém muito sensível aos pormenores (o Luís é de Geologia.). É verdade, meninas...Ainda há homens atentos.

07 junho 2013

Izzie cadela mais linda!

junho 07, 2013 1
Izzie cadela mais linda!
Já há muito que não colocava por aqui fotos de D. Izzie Francisca. Desta vez, até teve direito a Photoshop olho de peixe. 



06 junho 2013

Chapéus há muitos

junho 06, 2013 4
Chapéus há muitos








Mas basta-me um.

Estes são todos da H&M.

04 junho 2013

Post saudável

junho 04, 2013 1
Post saudável
Não vale a pena eu estar com lérias*, embora à volta da nossa casa exista muito terreno, jeitinho para plantações não abunda por aqui.
No entanto, há pouco tempo decidimos plantar alfaces. Divisão de tarefas bem feita, eu comprei-as e o Luís plantou-as, família feliz a ver o crescimento das ditas alfaces.

E o entusiasmo é tanto que nós pais, armados em agricultores manhosos, não nos podemos queixar quando o filho responde assim: 

Pergunta: Quais os produtos agrícolas que predominam na tua região?
Miguel: Alfaces.

* expressão que o meu pai muitas vezes me dirigiu... às vezes tenho saudades de a ouvir...

03 junho 2013

Surpresa mais que boa!

junho 03, 2013 12
Surpresa  mais que boa!
Não costumo falar aqui das minhas aulas nem do minha vida como professora. Tento sempre separar as águas. Contudo, deixem-me mostrar como tenho  alunos fofinhos. Hoje, a minha secretária estava assim:


Bolo de aniversário, chocolates, postais com mensagens comoventes, um ramos de rosas lindo e um filme que me emocionou. 
Vinte e quatro adolescentes muito conversadores, reguilas, alguns com ataques de preguicite aguda frequente, mas que têm crescido comigo. E que, apesar dos ralhetes que lhes dou, das chamadas de atenção ( e eu às vezes consigo ser mesmo chata), mostram-me que se conseguem organizar e agradecer.




Quem disse que já não há alunos fofinhos? Há...mas são meus! 

01 junho 2013

Não há coincidências...

junho 01, 2013 6
Não há coincidências...
1 de junho- dia da criança.
1 de junho- dia em que nasci.

Beijos, abraços, lambidelas, uma pulseira fofinha de presente dos meus meninos e um dia de sol radioso à minha espera. A vida é boa.