julho 2013 - .

31 julho 2013

São Martinho do Porto

julho 31, 2013 9
São Martinho do Porto

Não desapareci. Tenho passado muito tempo com os meus filhos e aproveitado as belíssimas praias que tenho (relativamente) perto de casa. O fim de semana foi em são Martinho do Porto e amanhã lá vamos nós para lá outra vez. Águas calmas, temperatura da água ótima e nada de algas. Caminhadas a pé. Subir e descer a duna mais alta de Portugal ( informação do meu filho mais velho). Brincadeiras sem fim. 

E o tempo a passar... e eu a tentar que passe da forma mais feliz possível. Porque eu sei que se eu e os meninos estivermos bem, o Luís fica  bem e vice-versa. 
E é isto...ando preguiçosa, mas tenho desculpa: estou de férias!!!


26 julho 2013

Momento fútil do dia

julho 26, 2013 3
Momento fútil do dia
Eu até me tento aventurar nos saldos, mas as peças da nova coleção perseguem-me. 
H&M 19.95 Euros
H&M Kimono- 24.95Euros
H&M Vestido-29.95 Euros



25 julho 2013

África nossa #4

julho 25, 2013 2
África nossa #4
Ontem conheci a Rute, que foi voluntária em Sumbe, onde está o Luís. Coincidências felizes.
A Rute continua a dar o seu tempo os outros e eu sempre admirei pessoas assim, que dão sem esperar nada em troca.
Estas fotos são (também) para ela.

 

                                                                Mercado de rua



 Crianças brincando em antigo campo de sal.


22 julho 2013

Grão a grão...

julho 22, 2013 1
Grão a grão...

A Filipa foi uma das primeiras pessoas que conheci na blogosfera e nunca me enganou. Mulher de armas, generosa, mãe de três rapazes, não hesitou e arregaçou mangas para ajudar a Leonor e o Ivanoel.
A página no Facebook já tem mais de dois mil gostos, mas merece mais. Não querem passar por lá? É só clicar aqui.

21 julho 2013

Uma família com esperança #4

julho 21, 2013 4
Uma família com esperança #4
Eu tenho muita sorte. Se não fossem algumas pessoas amigas, acho que me fechava em casa e ficava para aqui a remoer as minhas saudades. Não é o que faço, porque me puxam e eu deixo-me ir e depois vejo que o tempo lá fora passa mesmo mais depressa. A maior parte das vezes o problema passa por vestir-me. Depois de minimamente apresentável, até vou, mas até lá e se não puxassem por mim, estava transformada em D.Sofia, amarga e casmurra aos quarenta!
Por isso, e para que seja público, obrigada a quem puxa por mim: Olga, Filomena, Elsa, Susana, Dedette, Cristina,  Mana e claro, os meus rapazes, que com a sua vida social intensa, não me deixam mesmo parar muito em casa!

Ontem, fomos à Feira Medieval. Para quem tem crianças vale mesmo a pena (até aos dez anos não pagam) e o Castelo de Leiria é um local fantástico (e fresco). Depois do Castelo, fomos ainda passear pela Rua Direita de Leiria. E não é que o passeio me soube mesmo bem?!














17 julho 2013

Há sempre uma primeira vez...

julho 17, 2013 2
Há sempre uma primeira vez...
Domingo à noite, aventurei-me nos saldos da Zara online. Encomendei e ontem de manhã já tinha a encomenda em mãos. Super fácil e, como a encomenda foi superior a 30 euros, tudo sem custos adicionais. Quanto às compras que fiz, aprovadíssimo.

Macacão a 22.95 Euros em vez d 39.95 Euros




Blusão para Rapaz a 9.90 Euros


14 julho 2013

África nossa #3

julho 14, 2013 1
África nossa #3
Quando o Luís foi há uns anos ao Burkina Faso veio de lá a dizer que os nossos filhos tinham mesmo de ir a África. Eu começo a concordar...











13 julho 2013

África nossa #2

julho 13, 2013 2
África nossa #2
Cada um mata saudades como pode. Se a palavra é uma arma, as fotos também o podem ser...



 
Os novos animais de estimação lá de casa:).

12 julho 2013

A propósito dos meu mural de lamentações...

julho 12, 2013 6
A propósito dos meu mural de lamentações...

Eu leio com muita atenção todos os comentários que me deixam e há alguns que nos arrebitam, nos obrigam a levantar (e até a pegar na esfregona:)!
 Obrigada, Luísa Barbosa. Fique por aí e puxe-me as orelhas de vez em quando ( mas devagarinho, sim?).


"Ora ainda bem que há skype e outros meios !! Sou ''velhota'', sua leitora, e sou do tempo em amargávamos a perda de irmãos e namorados, ou na guerra ou na clandestinidade, e víamos as mães morrer de desgosto pelos filhos que partiam - a minha ia morrendo - e digo-lhe que, isso sim, foi um verdadeiro martírio. Hoje, temos netos lá fora, amigos lá fora, filhos na diáspora, e vemo-los crescer no Skype. Há dias a filha da minha empregada, na Ucrânia, tinha de ir à rua com urgência e não sabia como fazer, pois tinha o bebé de 2 meses com ela. Teve de o deixar e combinou com a mãe que ficasse a ver via skype e se houvesse novidades que a chamasse por telemóvel. Cuidar do neto a 4500 km de distância ! Vê como hoje é fácil ? Não seja vidrinho, porque vai precisar de muita mais coragem nos anos que ainda lhe falta viver! Nem calcula como tenho razão! Poupe-se, levante a cabeça, e agradeça a saúde, o emprego, os filhos e o marido ( e já agora os amigos) que tem. As saudades só ajudam! Pode crer. Luísa Barbosa "

...

julho 12, 2013 2
...
Hippie and punk

Há coisas de que eu tenho saudades na minha vida a.c. ( antes desta malfadada crise)...uma delas é...ter empregada em casa. Eu sei que é assumir assim uma coisinha de menina com a mania que é burguesinha e tal, mas cada vez que pego na esfregona só me apetece lamuriar-me...
A vida mudou, e eu adapto-me. Contrariada, por vezes, mas adapto-me. Não há mesmo outro caminho a não ser este.Ou há?

10 julho 2013

Uma família com esperança #3

julho 10, 2013 8
Uma família com esperança #3
Por aqui o tempo vai rolando. Mentiria se não dissesse que tenho andado mais serena e que tenho dormido melhor. Ainda dói, mas um bocadinho menos.
Claro que não esqueço e há momentos difíceis, mas o facto de termos novas rotinas (mensagens ao acordar, as fotos que ele me manda e despedirmo-nos quando cada um está na sua cama, por exemplo) tem ajudado.

Os miúdos sentem a falta do pai, mas parece-me que estão a encarar relativamente bem este período. E eu sei, que eles precisam de me ver mais animada. E eu tento.

O que me custa mais é saber que o Luís sofre com saudades dos filhos (e minhas, vá) e eu detesto que ele sofra... Porque eu estou no meus espaço, com meus meninos e amigos. Para ele tudo é novo e, embora sabendo que ele delira com a natureza de África e que está animado com o trabalho, imagino as saudadinhas que não deve ter...

E pronto, para já é isto. Assim que estiver de férias, prometo que faço aqui um post a agradecer a todos os que aqui têm deixado palavras de força (com o vosso nome e tudo). 

A banda sonora ainda tem andado um bocadinho lamechas, mas já consigo cantar esta (nossa) música bem alto e com poucas lágrimas nos olhos. É um começo, ora essa!

08 julho 2013

África nossa

julho 08, 2013 10
África nossa
Eu agora tenho África no coração. Ou o meu coração está em África. Ou estou no coração de alguém que está em África. Ou estou a ficar com África no coração. Pronto, pela lente da máquina fotográfica do Luís, viajo um bocadinho, todos os dias, até lá...

Vale do rio Keve

Cachoeiras de água quente do rio Keve
Praia em Sumbe

06 julho 2013

A não importância do pedigree

julho 06, 2013 9
A não importância do  pedigree

D. Izzie, a minha sombra nos últimos dias. Eu sou a prova de que temos de ter muito cuidado com o que dizemos que nunca vamos fazer. Então eu lá imaginava estar assim apaixonada por um cão? Nunca.
Ah...e outra coisa, a Izzie também prova aqui que beleza, atitude e amor aos outros não tem nada a ver com pedigree:).


03 julho 2013

Eu sempre fui um vidrinho...

julho 03, 2013 42
Eu sempre fui um vidrinho...
Untitled
O meu pai sempre disse que eu era um vidrinho, queria ele dizer que as lágrimas me saltavam facilmente. Pois sou, é verdade. E hoje o vidrinho que eu sou, ficou um bocadinho, digamos, lascado...
Depois de um dia inteiro a corrigir exames, resolvi ir ao ginásio. Sem vontade, arrastei-me até lá para uma aulinha de Step. Mais valia não ter ido.
Uma moçoila, que claramente acha que sabe tudo, comentava a propósito do Luís ter emigrado: " Ai, eu não deixava o meu homem ir!", " Ai, eu ia também com os meus filhos!", " Ai, eu não gosto de dormir sozinha",  " Ai, eu ia com ele!".
Eu ainda respirei fundo e lhe disse  que eu há um ano atrás talvez até pensasse o mesmo, mas a moçoila não desarmou. Fomos fazer a aula de Step e eu não me consegui concentrar na coreografia, as lágrimas saltavam-me dos olhos e eu corri porta fora.

O vidrinho que eu sou não partiu, mas rachou. Não descarreguei na aula, mas descarrego agora nas teclas e entretanto, vou dizendo mentalmente o que a minha mãe me ensinou  " Dá-lhe um desconto, Sofia". 
O problema é que me sinto frágil e só consigo pensar que há pessoas que são  insensíveis e que adoram falar do que não sabem. Será problema de algumas mulherzinhas que gostam de ser más umas para outras? Talvez.
Mas eu sou um vidro com sorte. Posso ter uma lasca, mas tenho "amigas-super-cola -3" preparadinhas para me reparar.

E pronto, estou melhor. Grande terapia é este blogue!

02 julho 2013

Uma família com esperança #2

julho 02, 2013 5
Uma família com esperança #2
 butterfly | via Tumblr
O Luís ainda está em Luanda e só amanhã parte para o Sumbe. Por aqui o meu pobre coração anda aos sobressaltos. O Skype, o Viber (também para chamadas gratuitas internacionais), o Facebook, o Gmail...tudo tem ajudado bastante, mas sinto-lhe a falta como tudo.
A prova é que hoje de manhã, para ver se me passava a neura, resolvi entrar numa sapataria e não demorei cinco segundos.
O melhor da separação: sinto borboletas no estômago de cada vez que ele me liga. Pois é, nem tudo é mau, meus senhores...eu até costumo dizer que, depois de vinte e três anos juntos (oito de namoro e quinze de casamento), parece que a nossa relação levou um "UP". 
E levou, mas  tem doído como um raio!

01 julho 2013

9

julho 01, 2013 2
9
O meu Miguel  fez nove anos. Nove anos de um amor que cresce a cada dia.  E hoje, parece que tudo teve ainda mais intensidade... 
Mesmo que eu não me apetecesse muito, abri a porta cá de casa a quinze miúdos, preparei uma mesa com guloseimas e fiz tudo para que o meu menino não sentisse a falta do pai.  E correu bem melhor do que esperava.

Já agora mostro a imagem do bolo. O Miguel anda numa onda de Skylanders (uns bonecos  muito feios que são um jogo da Wii, acho eu). Como os bonecos são mesmo FEIOS e não deviam ser fáceis de fazer, pedi ajuda a esta menina e o bolo ficou assim: assustadoramente giro e saboroso, tal como se pretendia.