Lobito e o meu blogue como ele é... - .

07 agosto 2015

Lobito e o meu blogue como ele é...

De Lobito só conheci a parte da Restinga (uma das praias mais limpas onde já estive) e de carro passamos pelo centro da cidade. Confesso que não gosto muito da confusão da entrada da cidade, mas a vista dos flamingos dá um toque de rosa a uma paisagem bastante cinzenta. 

Eu sei que as fotos que aqui posto são quase sempre de algo bonito e que Angola não é tudo beleza e imagens de postal, mas não levem a mal...A verdade é que não gosto de apontar a câmara a algo que não gosto e quando há situações que me deixam triste (quase sempre relacionadas com mulheres e crianças) eu sinto que não tenho o direito de as fotografar, porque parece que lhes estou a invadir a privacidade com o meu olhar "europeu".
 Não sei se me faço entender e podem acusar-me de ver só o lado lindíssimo de Angola, mas acreditem que há muitas situações que me constrangem. Sabem, é que eu estou de visita e tenho sido tão bem recebida que não me sinto no direito de estar aqui no meu blogue a apontar críticas a um país que não conheço assim tão bem...E, para além disso, nunca me esqueço  quando alguns turistas de outros países criticam o meu Portugal (ai que vocês conduzem tão mal, ai que os portugueses têm uma hora de almoço tão grande, ai que vocês nunca chegam a horas...).

E isto sou eu, mas compreendo que quem cá viva muito tempo não veja Angola assim. Talvez seja por eu saber que apenas passo aqui trinta dias e pronto. Ou talvez seja por, aos quarenta e cinco anos de idade, eu ter aprendido a apreciar cada vez mais o que a vida tem de bom para me oferecer...

 








6 comentários:

  1. Querida Sofia,

    Confesso que ao ler este Texto me senti um pouco tocada e triste. Eu não gosto de comparar a Europa a África, pois é algo incomparável. Mas as dificuldades que se vivem aqui são muitas e isso é um facto.
    É o transito diário, é o levantar muito cedo, são as pessoas (brancos e negros), o stress que se vive aqui...
    Isso não quer dizer que não gostemos de Angola. Mas viver todos os dias estas dificuldades é diferente de passar cá 30 dias, como a Sofia refere, e ainda mais de férias (que estamos bem em quase qualquer parte do Mundo).--> Isto não é uma critica.
    Ao contrário da Sofia, não me sinto a invadir o Espaço de ninguém, pois quando fotografo algo de "menos bom" não quero denegrir a imagem de Angola. Gosto sim que, pessoas como nós, que têm tudo ou quase tudo e que, por exemplo: ter uma casa de banho é algo básico, para muitos pessoas em Angola isso não existe. E gosto de mostrar a realidade do dia-a-dia!
    Assim como gosto de fotografar paisagem! Quem me dera sair mais ou viver num local mais tranquilo.
    A verdade é que nenhum País é perfeito. Daí não partilhar apenas as coisas boas!

    Eu adoro seguir o seu Blog, talvez porque a Sofia me mostre o lado bom de Angola, que infelizmente eu não consigo visitar, não porque não queira, mas porque não tenho essa disponibilidade. Verdade é que, quando saiu, adoro fotografar e delicio-me com muita coisa, principalmente se sair da zona da Cidade que é Luanda.

    Não leve a mal o comentário...São apenas pontos de vista diferentes! :)
    Bjs*
    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  2. Só mais uma coisinha...
    Eu AMO as suas Fotos! :)
    Não há dia que não passe por cá:)

    Beijinho no seu Coração minha Querida!<3
    MR<3
    Blog Saga da Emigração
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  3. Partilho do teu ponto de vista e tenho a sorte de privar contigo e saber as dores que trazes no peito quando regressas. Sei que farás sempre algo para aliviar alguém isso não é necessário escreve lo aqui.

    ResponderEliminar
  4. Partilho do teu ponto de vista e tenho a sorte de privar contigo e saber as dores que trazes no peito quando regressas. Sei que farás sempre algo para aliviar alguém isso não é necessário escreve lo aqui.

    ResponderEliminar
  5. Partilho do teu ponto de vista e tenho a sorte de privar contigo e saber as dores que trazes no peito quando regressas. Sei que farás sempre algo para aliviar alguém isso não é necessário escreve lo aqui.

    ResponderEliminar
  6. Flamingos, esses animais tão bonitos que se alimentam na água pantanosa...

    Bjs,
    Paula
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar