Acontecer Natal - .

24 dezembro 2017

Acontecer Natal

Foto tirada hoje mesmo, mas nada de negar- foi editada:)

Hoje, para mim Natal não é só a comemoração do nascimento de Cristo. Também é, mas vai mais além. Natal é afeto, gratidão, partilha e, a velha frase é Natal sempre que o homem quer, continua atual. E eu atrevo-me a adaptá-la a mim: é Natal sempre que eu quero.
Quanto a presentes, juro que não ligo muito. É verdade. Se fechar os olhos, relembro do dia 25 de dezembro a doçura das bombocas de morango, uma caixinha de legos que recebi nos meus doze anos e os livros da coleção “Os Cinco” que o meu Padrinho Artur me deu. 
Para além disso, recordo sim os tantos presentes que a vida me concedeu: os abraços apertados dos meus amigos nos momentos difíceis; o cheirinho dos meus filhos quando eram bebés; o orgulho nos olhos do meu pai quando ele me escutava, com as pernas mortas, a descrição onde as minhas pernas me levavam nas minhas andanças; o sabor da aletria com manteiga e fiambre que a minha mãe me cozinhava…

A vida tem sido generosa… O Ti António da Raquel a dizer-me que eu sou muito bonita, uma aluna a dizer-me que teve saudades das minhas aulas, as gargalhadas que dou com os meus amigos, eu a andar de bicicleta em Amesterdão enquanto nevava copiosamente, as crianças em Angola a rirem-se de mim quando me ouviram cantar uma canção angolana, os piqueniques em  família com o arroz de ervilhas da minha avó Perpétua, uma senhora a chamar-me e a dizer-me que nunca se tinha esquecido do meu sorriso, o meu amor de sempre a apertar-me nos braços em cada reencontro…

A vida encarregou-se de me dar muitos presentes e estes são apenas alguns dos que vieram, neste momento, à memória. Tenho mais, todos embrulhadinhos em muito afeto e alegria, todos valiosos com os seus laçarotes de ternura. E os vossos quais foram? Quais são?

3 comentários:

  1. Que bonitas recordações, até fiquei comovida:)Boas Festas!

    ResponderEliminar
  2. O que me fica do Natal são sempre os momentos e as pessoas. As conversas perdidas que nunca se sabe bem como começam e nunca chegam a terminar. Acho que é o melhor desta noite. A família reunida é o mais importante.

    Beijinhos e boas festas :)

    ResponderEliminar